A nova Biblioteca Municipal de Alvaiázere, é hoje oficialmente inaugurada. Apesar de já em 2004 de Junho as portas do novo edifício da Biblioteca se terem aberto ao público somente hoje se procede à respectiva cerimónia solene. A Câmara Municipal de Alvaiázere integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas desde 1998, tendo em 5 de Novembro de 2001 celebrado um contrato-programa para instalação da Biblioteca Municipal de Alvaiázere. O custo total da obra foi de 918 616 €, tendo o Ministério da Cultura/IPLB comparticipado em 50% do montante.
A nova Biblioteca, do tipo BM1, resulta de uma construção de raiz, abrangendo uma área de cerca de 950 m2. Em termos de áreas possui: Recepção/Átrio, Secção de Adultos, Secção Infanto-Juvenil, Sala do Conto, Sala Polivalente e as áreas de serviço interno (salas de tratamento técnico, Sala de Manutenção, Depósito,…).
O fundo documental reúne 20.000 títulos, 1000 dos quais são documentos áudio, vídeo e multimédia. No seu acervo conta igualmente com dois significativos fundos: um de livro antigo e outro local. O Projecto de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), aprovado em 2004, permite oferecer ao público vários computadores com acesso à Internet e pesquisa local no Catálogo. A biblioteca publica mensalmente o jornal "Bibliotequices à Solta".
Trabalham na Biblioteca uma Técnica Superior de Biblioteca e Documentação (Drª Paula Cristina Marques), 3 Técnicos Profissionais de Biblioteca e Documentação e 4 estagiários.
A Biblioteca vai servir um concelho com 8 438 hab. (dados do censo de 2001), distribuídos por 7 freguesias. A cerimónia de inauguração decorre hoje pelas 14H00 e conta com a presença do director do IPLB, o Prof. Jorge Martins.
Texto do IPLB, complementado com informações da Biblioteca Municipal de Alvaiázere. Imagem da Biblioteca Municipal de Alvaiázere
Etiquetas: Acervo Documental, Acontecimentos, Equipamento Instalações e Mobiliário, Geral, Serviços de Biblioteca |